26 outubro 2011

Lenda das Cataratas do Iguaçú

Uma linda lenda tupi-guarani explica o surgimento das Cataratas do Iguaçu.

Há muitos anos atrás, o Rio Iguaçu corria livre, sem corredeiras e nem cataratas. Em suas margens habitavam índios caingangues, que acreditavam que o grande pajé M’Boy era o deus-serpente, filho de Tupã. Ignobi, cacique da tribo, tinha uma filha chamada de Naipí, que iria ser consagrada ao culto do deus M’Boy, divindade com a forma de grande serpente.

Tarobá, jovem guerreiro da tribo se enamora de Naipi e no dia da consagração da jovem, fogem para o rio que os chama: - "Tarobá, Naipí, vem comigo!" Ambos desceram o rio numa canoa.

M’Boy, furioso com os fugitivos, na forma de uma grande serpente, penetrou na terra e retorceu-se, provocou desmoronamentos que foram caindo sobre o rio, formando os abismos das cataratas. Envolvidos pelas águas, caíram de grande altura. 

Tarobá transformou-se numa palmeira à beira do abismo, e Naipí, em uma pedra junto da grande cachoeira, constantemente açoitada pela força das águas. Vigiados por M’Boy, o deus-serpente, permanecem ali, Tarobá condenado a contemplar eternamente sua amada sem poder tocá-la.

Fonte: Wikipédia

Lindo, não acham??

Gostou? Comente!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vinda!!!!!!!!

Deixe aqui sua mensagem, que responderei com muito carinho. Anônimos podem comentar à vontade, mas todos os comentários são moderados.

Ficarei muito feliz se eu te ver por aqui de novo! Volte sempre!

=)

Fátima Cividini. Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @fatima.cividini

Facebook