12 outubro 2011

Enfermagem

Oi gente, tudo bem?

Bom, hoje quero falar sobre a enfermagem. Sim, sou formada enfermeira, e queria falar um pouquinho sobre essa profissão tão bonita, porém as pessoas só lembram dos Enfermeiros quando ficam doentes e precisam dos nossos serviços.


Enfermeiro, na visĂŁo dos leigos, Ă© aquele que "aplica injeção", "traz o remĂ©dio" ou "faz o curativo". Na verdade, a enfermagem Ă© muito mais que isso. Nossa profissĂŁo faz muito mais que isso. O que vocĂȘs, população vĂȘem, Ă© apenas a "ponta do iceberg" do nosso serviço.

NĂłs cuidamos do ser humano, do nascimento atĂ© pĂłs morte. Passamos 24h ao lado de vocĂȘs, zelando para que possam se recuperar e reabilitar a saĂșde.

NĂłs estudamos, produzimos conhecimento cientĂ­fico, para que, aprimorando nossas tĂ©cnicas de cuidado, possamos melhorar a qualidade de vida de vocĂȘs.

VocĂȘ sabe o que Ă© prescrição e diagnĂłstico de enfermagem? NĂłs, baseados em estudos, identificamos as necessidades humanas bĂĄsicas afetadas e a partir daĂ­ fazemos todo nosso plano de cuidados de enfermagem. Isso pode, aos olhos de vocĂȘs nĂŁo parecer tĂŁo importante, mas sem isso podes ter certeza, diminuiria muito a qualidade da sua recuperação. Se Ă© que vocĂȘ iria conseguir se recuperar.

Atuamos nĂŁo sĂł na recuperação, mas na prevenção de doenças. AliĂĄs, nosso foco principal Ă© a prevenção. NĂłs estamos aqui tambĂ©m para que vocĂȘ possa ter acesso a informação sobre como ter qualidade de vida.

Estamos nas EstratĂ©gias de saĂșde da famĂ­lia ("postinho de saĂșde"), hospitais, clĂ­nicas, escolas, empresas... somos 1 milhĂŁo e 500 mil enfermeiros, tĂ©cnicos e auxiliares de enfermagem no Brasil.

A vida de vocĂȘs Ă© de nossa responsabilidade sim!!!!

EntĂŁo, diante de tudo isso, temos que enfrentar jornadas de trabalho longas, exaustivas, baixos salĂĄrios, falta de recursos materiais e humanos.

Para tentar melhorar essa situação, estamos lutando a 11 anos pelo Projeto 2295/00, que trata da regulamantação da jornada de 30 horas para os profissionais de Enfermagem, e pelo Projeto de Lei 4924/09, que regulamente o piso salarial para a enfermagem. É UM ABSURDO PAGAREM R$ 1300,00 PARA UM PROFISSIONAL DE NÍVEL SUPERIOR COM A RESPONSABILIDADE QUE O ENFERMEIRO TEM!

Quero muito pedir aos meus leitores que apoiem, entre nos Coren's dos seus estados, mandem e-mails para nossos governantes, ENCHAM O SACO MESMO deles!!! Eles estĂŁo ganhando mais de 17 mil por mĂȘs para fazerem pouco caso do povo, e nĂłs que cuidamos de vocĂȘs temos que ter 2 empregos para tentar sobreviver??? E a qualidade do serviço, onde fica? Participem das passeatas, dos protestos... peçam pelo fim da desvalorização dos profissionais de saĂșde, educação, segurança!!!!!!!

Sozinhos não somos nada, mas juntos.... NINGUÉM SEGURA A GENTE!

E se vocĂȘ acha absurdo o que falo.... se imagine em um hospital, doente, sem nenhum enfermeiro para cuidar... o que seria de vocĂȘ?

2 comentĂĄrios:

  1. Oi, Fåtima, pode descrever para nós, mesmo que de forma resumida, a diferença de atribuiçÔes entre o enfermeiro de nível superior, o técnico em enfermagem e o auxiliar de enfermagem?

    ResponderExcluir
  2. Oi Ma Thereza, fiz um post para sua resposta. Bjos

    ResponderExcluir

Seja bem-vinda!!!!!!!!

Deixe aqui sua mensagem, que responderei com muito carinho. AnĂŽnimos podem comentar Ă  vontade, mas todos os comentĂĄrios sĂŁo moderados.

Ficarei muito feliz se eu te ver por aqui de novo! Volte sempre!

=)

FĂĄtima Cividini. Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @fatima.cividini

Facebook