07 abril 2013

Projeto menos 12kg em 12 meses–primeiro trimestre.

Olá novamente…. lembram que eu falei aqui sobre o meu projeto de diminuir 12kg em 12 meses (1 ano), por motivos de saúde (e estética também, por que não?)?

Primeiramente quero dizer que eu não sou obesa, mas já estou com sobrepeso, e como tenho problema de saúde nos pés, não posso ganhar tanto peso assim. Em nenhum momento recomendo que pessoas que estão com o peso em dia façam um projeto desses, e também não recomendo a perda de peso muito brusca, como 10kg em um mês, pois a chance de engordar tudo de novo é alta.

Meu projeto baseia-se nos pilares de uma boa saúde: reeducação alimentar e exercícios físicos. Também deixo claro aqui que em nenhum momento passo fome ou fico muitas horas sem comer, pois isso não resolve em nada.

O que eu fiz?

 

Minha primeira mudança foi a de estilo de vida: sempre fui muito sedentária, e minha maior diversão é ficar na frente do pc, jogando ou escrevendo no blog. Passei muito tempo na frente do computador e esqueci que o corpo também precisa de movimento. Como não posso fazer academia, meu médico me recomendou a hidroginástica.

Comecei final de janeiro 2x por semanda com a fisioterapeuta Dra Elisângela, super profissional, que direciona meus exercícios de acordo com meu corpo. Sempre recomendo uma consulta médica antes de começar a praticar qualquer esporte. Posso dizer que a hidroginástica melhorou não somente meu corpo, mas também meu humor, diminuiu meu estresse e hoje posso dizer que não quero mais abandonar a atividade. Agora passarei a fazer 3x por semana pela manhã.

O resultado é um corpo começando a ficar mais tonificado e resistente.

O que eu recomendo? Faça a atividade física que mais lhe dá prazer. Eu amo água, e a hidroginástica caiu super bem. Fazer algo por obrigação é um saco, e a chance de fracasso é quase certa.

 

Minha segunda mudança foi na alimentação: sempre gostei muito de salada. Aliás, é difícil dizer algum alimento que eu não goste (só amendoin… eca!). Como todos os nutricionistas falam: comer fracionado, mais vezes. Eu confesso que sou ansiosa, e isso me fazia comer muito. Aprendi a domar mais a minha “fome psicólógica”, e parar para pensar se aquela fome que eu tenho é realmente necessidade de comida ou uma forma de descarregar minha ansiedade. Quando sinto que é apenas nervosismo, eu tomo água ou suco. Diminui a quantidade de comida durante o almoço (cara, meu prato era de pedreiro!), optando mais por saladas cruas ou a que estiver disponível no refeitório do trabalho, diminuindo o arroz, feijão e carnes.

Não recomendo a comer muito pouco, mas comer mais devagar para que seu corpo consiga dizer quando está satisfeito. Não cortei nenhum alimento do meu almoço, pois sei que todos são importantes. Só não como se eu não estiver com vontade de comer tal alimento. Não me privo de nada (nem de doces), pois sei que a privação não resolve nada, mas opto por não comer doces com tanta frequência.

Outra coisa que me resolveu foi a barrinha de cereal: no intervalo das refeições (café da manhã, almoço e café da tarde) eu como uma barrinha de cereal. Assim, não fico com muita fome e consigo comer o suficiente para suprir meu corpo. Vou confessar que não consigo tomar café da manhã (e não recomendo isso), então meu café é uma barrinha de ceral mesmo, não sinto muita fome pela manhã. Mas isso é o MEU corpo, então não tente imitar. O café da manhã é importante.

Minha dica: coma mais devagar, coloque no prato somente o que seu corpo precisa, troque os alimentos processados por naturais dentro do possível. Se tens dúvidas sobre o que comer e como comer, vá a um nutricionista. =)

 

Minha terceira mudança foi na ingestão de líquidos: eu sou viciada em café, como toda boa catarinense. hehe Se eu não tomar café eu durmo (ultimamente meu corpo não responde mais a cafeína… =/), e sei que café demais faz mal. Resolvi trocar o café, quando possível, por água, suco ou tereré (quando tô em casa). Ok que meus sucos são de caixinha, mas é que eu não tenho muito tempo para fazer um suquinho natural, então eu tento o máximo possível diminuir os processados. Refrigerante é algo que eu já não era muito fã, agora mesmo diminui mais ainda. Eu sou uma pessoa muito inchada, então o aumento de ingestão de líquidos ajudou muito a desinchar.

Eu comecei a tomar mais água de coco, que eu adoro, e que faz super bem. Mas, para quem não gosta, pode tomar água pura mesmo, ou um suco preferido.

 

Minha quarta mudança foi nos cuidados com o corpo: comecei a fazer massagem modeladora e drenagem linfática 2x por semana com a Val. Me ajudou a desinchar e a diminuir gordura. Obviamente não tenho tanta gordura corporal, mas é claro que diminuir é sempre bom. Além do bem estar físico, a Val é uma pessoa maravilhosa e eu saio super de bem com a vida depois da massagem.

 

Minha quinta mudança foi no meu olhar para mim mesma: por mais que eu não esteja de bem com meu peso (por isso eu estou querendo diminuir), comecei a me olhar com mais carinho. Essa mudança foi mais recente e depois de um papo cabeça com a Val, e realmente ela está certíssima: a gente tem que se amar do jeito que a gente é. Mudar é sempre bom, mas o mais importante é a gente estar de bem consigo mesma. Se uma calça não me serve, eu me desfaço dela e compro uma que vai me servir. Ontem coloquei isso em prática e dei 06 calças jeans que não me serviam mais e que estavam paradas no meu guarda roupa, e comprei mas 03 que eu sei que vou usar. Se eu emagrecer levo na costureira e ajusto. Simples. Obrigada Val!!!!!!

 

Resumo da Ópera:

 

Comecei no final Janeiro com 74.4kg, final de fevereiro com 73.3kg, e minha última pesagem deu 71.6kg, ou seja, 2,8kg a menos em praticamente 2 meses de reeducação de vida.

Descobri que eu posso emagrecer sim, sem me privar do que gosto (só aprender a se conter nos excessos). Espero que até final de dezembro eu já esteja com pelo menos 62kg, que era o que eu tinha no início de 2011. Se eu não chegar a esse peso no final do ano, não tem problema, continuarei com o programa até chegar ao meu peso desejado, e depois continuar com o programa para manter um estilo saudável.

 

Espero que vocês tenham gostado do meu enorme relato. Deixo aqui o que fiz e a minha forma de ver as coisas. Demorei para escrever pois queria que meu relato fosse o mais completo possível, porque falar de semana em semana fica massante, e minha rotina não muda muito. Fotos só no final do processo. hehe. Beijocas!

9 comentários:

  1. parabéns amore pela conquista até agora isso aí to com digo e não abro vamos juntas nesse processo e vamos vencer adorei suas dicas e com certeza absolvi varias
    bjus
    ju

    ResponderExcluir
  2. EI LINDONA...QUE DEUS TE ABENÇOE E NAO DESISTA DOS SEU OBJETIVOS..EU TAMBEM ESTOU FAZENDO REEDUCAÇAÕ ALIMENTAR..OLHA E SO QUEM PRECISA FAZER SABE O TANTO QUE É DIFICIL..FORÇA E QUE DEUS T ABENÇOE,,,OLHEI SEU POT ME VI NELE,,PARACE Q ATE EU TO ESCREVENDO PORQUE TO PASSANDO POR ISSO..BJS LINDA QUE DEUS TE ABENÇOEE
    SORTEIO BLOGGER
    http://zilandramakesb.blogspot.com.br/2013/03/sorteio-6-meses-zilandra-makes.html

    ResponderExcluir
  3. E que você continue com foco e força de vontade nessa nova fase!

    Beijos mulher antenadíssima ♥

    ResponderExcluir
  4. Muito legal...parabens...continue com essa força.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela iniciativa e por compartilhar com a gente! Desejo muito sucesso nesse projeto!

    Beijos
    Blog Secret Box

    ResponderExcluir
  6. muito linda sua atitude de mostrar para gente,eu passo por reeducação alimentar e so DEUS sabe o tanto q é dificil né querida..mais v c vai conseguir todos objetivos assim como eu tambem breve contarei p vcs meu sucesso com minha dieta,,bjs querida que DEUS te abençoe sempreeee
    sem contar o tanto que vc é linda né?
    obrigada por sempre e comentar la me meu blogger beijos...
    zilandramakesb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, continue assim que logo logo vc atingirá a sua meta :)

    ResponderExcluir
  8. Que conquista heim parabéns estou nesta luta tambem e estou confiante bjocas
    http://www.blogmulhervaidosa.com/2013/04/saiba-como-criar-um-look-em-degrade.html

    ResponderExcluir
  9. lindona vc fou tagueada por mim..se quizer responder ficarei feliz em conhecer um pouco mais sobre vc,e mande o link para eu te conhecer melhor beiJo fica com DEUS
    http://zilandramakesb.blogspot.com.br/2013/04/respondendo-uma-tag11-coisas-sobre-mim.html

    ResponderExcluir

Seja bem-vinda!!!!!!!!

Deixe aqui sua mensagem, que responderei com muito carinho. Anônimos podem comentar à vontade, mas todos os comentários são moderados.

Ficarei muito feliz se eu te ver por aqui de novo! Volte sempre!

=)

Fátima Cividini. Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @fatima.cividini

Facebook