03 novembro 2011

Tererê

Oi gente, tudo bem??
Bom, vou falar da bebida que me conquistou recentemente: o tererê.
O tererê é uma espécie de “chimarrão gelado”. A erva é a mesma, só que para chimarrão (que é usado água quente), as folhas da erva mate são mais bem trituradas, ficando quase um pó. Já o tererê (que é gelado), as folhas da erva mate são menos trituradas, ficando mais em pedaços. Aqui em Foz e no Paraguai é costume ver as pessoas tomando tererê, pois é uma bebida que refresca (aqui é muito quente).
Tomar tererê vai da criatividade de cada um: nos supermercados, a erva pode ser encontrada pura, mentolada, sabor limão, abacaxi e afins. E vc pode tomar com água ou suco. Meu primeiro tererê, feito pela Vanessa (fofa né?) foi mentolado com suco de limão. Confesso que no início achei que muita mistura não ia ser muito “produtiva”, mas acabei adorando. O bom é que mentolado dá uma sensação de refrescância maior.
Agora como viciei, acabei comprando a bomba e a erva (não, eu não sou terrorista nem traficante ok?), e quando to estudando, lendo, jogando ou fazendo qualquer coisa durante o dia, acabo por fazer uma jarrinha pra tomar.
DSC00776
Hoje tentei fazer com suco de abacaxi e maracujá. Não gostei muito, prefiro limão. Acho que deixa o gosto do mate mais evidente. Puro (com água) também é muito bom.
O preparo para fazer tererê ou chimarrão é semelhante. Como eu ainda não tenho a cuia, faço no copo mesmo. hehe
Ah, e é bom que não deixe a erva “fermentando” (deixar a erva molhada muito tempo), ex: toma o tererê de manhã e depois vai tomar só a noite com a mesma erva. Segundo o que aprendi, parece que ela perde o sabor.
O único problema é que todo líquido que entra tem que sair, então…. as idas ao banheiro aumentam. É bom, pq ajuda a “desintoxicar” o organismo. Mas tem que ter cuidado…. tudo o que é demais não presta. Nada de tomar 5L por dia… moderação é a chave da coisa.
Então deixo aqui uma boa pedida para o verão…. para aqueles que querem algo refrescante, recomendo o tererê. =)
Beijcas a Vanessa, a grande culpada (e que me ensinou tudo isso. hehe)

Gostou? comente!!!

2 comentários:

  1. Ana Paula Camilo23 novembro, 2011

    Que interessante... geladinho deve ser muito bom!!

    ResponderExcluir
  2. é muito bom mesmo! mas é tereré!

    ResponderExcluir

Seja bem-vinda!!!!!!!!

Deixe aqui sua mensagem, que responderei com muito carinho. Anônimos podem comentar à vontade, mas todos os comentários são moderados.

Ficarei muito feliz se eu te ver por aqui de novo! Volte sempre!

=)

Fátima Cividini. Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @fatima.cividini

Facebook