21 novembro 2011

Crítica Amanhecer, parte 1

Oi gente, tudo bem??
Bom, sexta feira (18/11/11) foi a estréia mundial do penúltimo filme da saga Crepúsculo: Amanhecer. Na verdade Amanhecer é o último livro, mas foi dividido em dois filmes. Amanhecer parte 2 vai ser lançado ano que vem.

Amanhecer (Breaking Dawn) é o último livro, ou seja, conta o que vai acontecer com os pombinhos Edward e Bella, e também com os demais personagens, principalmente com o Jacob.

Se você não viu ainda o filme, não aconselho a ler esse post. Se você leu o livro mas não viu o filme, também não aconselho. Se vc não fez nenhuma dessas duas coisas, mas quer ver o filme, vc não vai entender mta coisa e tbm não aconselho. Agora se vc não leu, não viu o filme e não tem interesse nenhum em fazer isso… não vai fazer nenhuma diferença ler a resenha ou não. heheheh

Bom, esse é o primeiro livro da saga que eu li antes de ver o filme é, os outros eu fiz o inverso aushuahs. Quando terminei de ver Eclipse fiquei tão curiosa pra saber o que acontecia que deixei a preguiça de lado e resolvi ler.

Podem me chamar de retardada, louca, bizarra, adolescente tardia ou semelhantes, mas eu sempre gostei desse mistério de vampiro e de vez enquando é bom uma história “água com açúcar” para renovar o romantismo.

Então, sem mais demoras que vcs já devem tá me xingando por enrolar tanto, vou falar do filme.

Primeiramente, achei que multilaram muitas coisas, quem não leu o livro vai ficar meio “por fora” da coisa.

O filme Eclipse termina exatamente onde a Bella fala a Edward, depois de aceitar o pedido de casamento, que a coisa mais difícil a fazer era contar para o pai dela.

O livro amanhecer começa com a Bella andando em um carro que o Edward conseguiu emprestado que, segundo o livro, protegia a protagonista até de tanques de guerra e munições de mísseis sim, o Edward é exagerado com o negócio de proteção. A segunda cena do livro aparece o Edward pedido a mão da Bella em casamento para Charlie como se ele ainda vivesse em 1900 e guaraná com rolha, bem respeitador. Já no filme, a cena do pedido de casamento não aparece. Na minha opinião, era uma cena importante.

O filme começa com os preparativos do casamento, a Bella tentando se equilibrar em um salto, e logo após aparece a cena do Edward falando a Bella da sua despedida de solteiro.
No livro, a Bella está preocupada com o desaparecimendo de Jacob e vive ligando para o Seth. No filme, nem tanto.

A lua de mel: bom, não me venham com “foi light demais”, porque todos nós sabemos que a Meyer não iria fazer uma cena digna de filme pornô (ela é mórmon), e também temos que considerar a faixa etária que curte a saga né?? Adorei a cena de amor dos 2… nada pesado demais. Ri muito da Bella super nervosa escovando dentes e se depilando as pernas será que ela não teve tempo pra isso?, e também da tão esperada cena do Edward quebrando a cama. haha. Isso foi na medida certa. Mas no filme não explica o porque que a Bella acorda cheia de penas, já no livro explica que as penas são oriundas dos 2 travesseiros que o Edward mordeu “naquela hora”.

Acho que a cena mais engraçada do filme foi quando a bela acordou e viu o quarto todo destroçado, até parece que passou um furacão. haha ri mto.

O que me intrigou na lua de mel, em geral, é que no livro foi abordado que a Bella gostou tanto de sexo que queria ficar mais alguns meses como humana, que queria ir para a faculdade, que o Edward já tinha comprado uma casa para eles ficarem lá durante o tempo da graduação, e que ele fala que se sexo fosse a chave para ela manter a humanidade e ele soubesse disso antes, teria poupado muitas discussões. Quem for só ver o filme não vai saber desse momento que a Bella começa a cogitar a ficar mais tempo como humana para poder aproveitar melhor seu marido, pois tem medo de não sentir isso quando virar vampira. O filme não menciou também os sonhos que a Bella tinha com uma criança, um pouco antes de ela engravidar.

O Jacob no livro é mais engraçado, fica fazendo piadinhas de loira com a Rosalie. O apelido “carinhoso” que ele deu a ela foi de Loira Psicopata e Rosalie sacaneia ele fazendo uma cambuca de metal gravado totó, apelidando ele de cachorro e afins. Isso não foi sequer mencionado!!!! O Jacob do filme parecia um bobocão babando ovo, depressivo. Poderiam ter colocado uma piadinha só né?
No livro conta que Carlise, Jasper e Emett vão viajar a procura de respostas sobre o parto da Bella. No filme, ficam ali como se não estivessem muito preocupados.

O imprinting que o Jacob teve com Renesmee foi lindo. Não ficou uma coisa pedófila, porque ele vê a Renesmee já adulta, e vê o quanto ela é linda e se apaixona perdidamente. No final da cena, ele cai de joelhos frente ao bebê, que está no colo de Rosalie. Essa cena é uma das mais lindas do filme.

Bom, o parto da Bella foi parecido com o do livro… dentro do esperado. Quem não curte sangue, que feche os olhos. Então, a parte final do filme (que seria o início do capítulo 3), quando começa a transformação da Bella. Fizeram unas cenas muito bem feitas, resgatando as cenas dos filmes anteriores, da infância dela, até a última célula se tornar imortal. No final do filme a cadavérica Bella vai se transformando em uma vampira estonteante: as olheiras somem, as bochechas aparecem, os cabelos voltam a cor antiga e sedosos… fica muito linda. Poderiam ter colocado as batidas do coração dela mais altos, exatamente para dar aquele clima de expectativa.

A última cena é do close dos olhos, que se abrem vermelhos. Ficou uma coisa meio surpresa, meio suspense, entende? Realmente dá para ter expectativas a respeito da parte 2 de Amanhecer.

Enfim, minha nota para o filme é 8. Poderiam ter colocado mais algumas cenas que foram importantes no livro e que dariam uma noção melhor as pessoas que apenas estão acompanhando a série pelos filmes. Não superou minhas expectativas, mas também não decepcionou.

É isso gente… espero que tenham gostado.
Comentem!!!

6 comentários:

  1. ja estou te seguindo me segue de volta...

    www.makepopular.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Desculpe Fatima, mas eu achei uma merda de filme. o livro deve ser muito bom mas o filme foi péssimo. Não teve sequer historia. apos a cena do casamento e a cena com o marido, Bela passou o filme todo deitada no sofá e aquela polemica mela cueca sem sentido em volta dela. Diálogos pequenos, atores elenco parado ... Só as adolescentes que gostam por causa do personagem. Se Edward ficar calado com uma melancia na cabeça que todas as fãs vão suspirar.

    Eu gosto de conteúdo. pelo que sei a historia da saga crepusculo é muito bonita e tem muito sentido [nos livros] mas infelizmente acabaram com ela com essa produção. Se fosse outro diretor talvez pudesse ter sido melhor . Infe3lizmente o filme é pra criança que nao tem critica cinematografica ..

    ResponderExcluir
  3. Oi DaniSampol, minha crítica ao filme nada tem a ver com o Robert, Kristen ou Taylor. Apenas comparo o filme com a história do livro.

    Concordo que muitas só gostam do filme pelos personagens, e é por isso mesmo que me nego a ir ver o filme no cinema, pq não suporto gritaria quando o Taylor tira a camisa, ou quando o Robert faz uma cena mais sexy...

    Entretando, minha opinião resumida é que o filme não foi tão ruim, mas poderia ter sido muito melhor.

    Agradeço por ler meu post e ter comentado. Opiniões, mesmo que contrárias, enriquecem nossa mente.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei do filme, foi muito fiel ao livro e no livro e o q acontece. Foi muito editado por causa do público que em sua maioria são adolescentes. O problema é que quem não leu o livro ficou meio no ar.... Pq as partes mais emocionantes vem no segundo.... Mas quanto a fidelidade ao livro achei ótima...
    Porém tinham cenas mais picantes, mas devido ao público foram cortadas e editadas... É minha opinião espero não ofender ninguém, não estou criticando nenhum ponto de vista só adicionando o meu.

    eumaquiotododia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Pollyanna

    Não ofendeu ninguém não... =)

    Opiniões são muito bem vindas!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá querida ja estou te seguindo ta...Pollyanna Magalhaes Alves..... Obrigada pela visita....Vc será sempre Bem vinda......

    ResponderExcluir

Seja bem-vinda!!!!!!!!

Deixe aqui sua mensagem, que responderei com muito carinho. Anônimos podem comentar à vontade, mas todos os comentários são moderados.

Ficarei muito feliz se eu te ver por aqui de novo! Volte sempre!

=)

Fátima Cividini. Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @fatima.cividini

Facebook