18 julho 2012

Andar de ônibus: um grande desafio

Olá gente, tudo bem?

Eu sei que sou uma blogueira desnaturada deixando vocês assim sem posts por um longo tempo, mas é que eu estou de mudança e aqui no condomínio a construtora ainda não colocou o cabeamento de telefone. Ou seja: to com a super power internet da tim que cai toda hora e é mais lenta que internet discada.

Então, nesse meio tempo comecei a trabalhar de novo e aí veio a minha inspiração: andar de ônibus. O nosso querido latão, condução, buzú, busão e entre todos os outros apelidos que damos ao nosso transporte de cada dia tem situações peculiares que podem ser engraçadas ou constrangedoras. É uma espécie de desabafo farei aqui no blog.

Como é um veículo de uso público, temos que ficar atentos a pequenas regrinhas de etiqueta. Vou brincar de Glória Kalil um pouquinho e dar algumas pequenas dicas:

 

1) DJ de Buzú: não tem nada pior do que tu ir trabalhar de manhã cedo e ter um bicho grilo doido com o celular (ou MPalguma_numeração) no volume máximo. Amigo, a música que tu acha maravilhosa pode não ser do agrado dos outros. Já inventaram um revolucionário dispositivo super moderno e de fácil acesso monetário: FONE DE OUVIDO. Qualquer barraquinha vende isso por R$1,99 então trate de comprar um e usar ok? Ow vontade de tocar o celular do infeliz pela janela.

 

2) Falar alto: amigaaaaaHHHHHH, ônibus não é platéia do Casos de Família para tu ficar expondo teus problemas familiares ok? Eu não preciso saber que a tua vizinha é uma vaca, que teu marido tá com a corda no pescoço, ou que tu tá 6 meses sem dar um “tapa na macaca”. Isso é constrangedor. Eu sinto vergonha alheia de tá ouvindo isso de alguém que nem sem quem é. Deixa seus “pobremas” particulares em casa. “Roupa suja se lava em casa”. Isso vale também pra quem fala isso no celular.

 

3) Falta de respeito com as pessoas que tem preferência nos assentos: juventude, vocês ainda estão cheios de vida e de saúde. Não vai cair a bunda se tu andar de ônibus em pé. Agora não podemos falar o mesmo de idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo. A educação manda um olá para vocês. Só ocupem os assentos preferenciais caso não haja ninguém nessas condições. E outra, se tu ver que estão todos ocupados e mesmo assim tem gente idosa (principalmente) em pé, usa a educação que tu tem e dá o seu lugar para ela. Eu vejo um monte de gurizada nova sentada e não são capazes de deixar um idoso sentar. Não receberam educação em casa não é?? Mal educados. Uma cinta no couro iria ensinar bons modos.

 

4) Abusos com as mulheres: amigo, é, tu mesmo que tá lendo esse blog e tá achando piada tudo o que tô falando. Tenho uma coisinha pra falar pra ti: A HUMANIDADE EVOLUIU. Sério… atualmente esse papo de que “homem que é homem…” é desculpinha para os primatas fazerem o que quiserem sem se sentirem culpados. A roupa branca, uniforme ou uma calça jeans mais justa não é convite para tu meter essa mão cheia de dedos em alguma mulher. Se tu ainda não sabe, a mulher já tem o direito de escolher quem vai tocar nela ou não. Se não sabia, agora já tá sabendo. Pensa que o que tu faz em uma mulher, um dia poderão fazer na tua esposa, na tua filha, irmã, mãe… tu ia gostar de saber que alguém meteu a mão com alguma mulher da tua família? Não né machão…. então respeita as outras mulheres ok? A mulher tem o direito de se vestir como se sente bem e não ser importunada por um primitivo como tu.

 

5) Essa vai para os nossos queridos motoristas: eu sei que deve ser estressante a jornada de trabalho de vocês, mas nenhum passageiro tem culpa do “gancho” que tu recebeu do teu chefe. Deixa os idosos se acomodarem primeiro, deixa as pessoas entrarem… tirem as dúvidas dos passageiros com educação quado eles perguntarem. Cansei de quase mandar pra p…. que o p…. de tantas vezes que perguntei e me responderam (isso quando não me ignoraram) de forma ignorante. E um grande salve aos motoras gente fina.

 

6) Fedidos: tem gente que pensa assim “sexta eu vou pegar ônibus, então vou ficar sem banho desde segunda”. É sério. Tem cada doido que entra fedendo mais que rato morto em asfalto com dia de sol que dá voltade de vomitar. Gente, vamos manter a higiente né? Não precisa tomar banho exatamente cada vez que for viajar de ônibus, mas pelo menos um banho por dia tem que ter!!! A água aqui ainda não é racionada, então está autorizado os banhos diários…. faça um bem a população: tome banho!

 

7) Perfumados demais: ao contrário do fedor de CC, tem aqueles que tomam banho de perfume antes de sair de casa. Eu, pra mim, acho que é preguiça de tomar banho. Uma coisa é tu colocar um pouco de perfume (super normal), outra coisa é derramar meio vidro cada vez que for sair. A consequência é a mesma que do som: nem todo mundo se sente bem com a fragrância. Eu odeio perfumes doces e tenho verdadeiras crises de dor de cabeça e enjôo quando uma pessoa vem com o fedor de perfume doce do meu lado. Tem gente que faz isso pra mostrar que comprou perfume importado. Grandes coisa… aqui em Foz com qualquer 50 pilinha vou no PY e volto com um D&G original. Por favor, use com moderação o perfume tá? A sociedade agradece.

 

8) Viajantes: tem gente que leva uma bolsa para o trabalho (principalmente mulheres). Tem gente que leva uma mochila para trabalhar. Até aí tudo bem. Mas tem gente que parece sacoleiro: 50 bolsas enormes que ocupam metade do ônibus… sem contar que a pessoa carrega tudo isso e vai empurrando o povo na maior cara de pau. Aaaaah vontade de fazer a pessoa trupicar e cair com a cara no chão… aff. Sério, eu sou ruim. Odeio esse povo sem noção… vamos combinar que é horrível e atrapalha todo mundo. Já cheguei de calça branca suja (tinha recém colocado) no trabalho pq uma mala sem alça dessas cagou a barra da calça todinha com caixas e malas sujas. AFF vontade de mandar pra casa da pessoa pra lavar, pra ver o que é bom.

 

Se alguém tem mais alguma situação inusitada e interessante, deixe seu protesto aqui tbm. É uma forma desse povo ficar mais educado, e nosso transporte coletivo ficar um lugar melhor para todos. É bom eu parar por aqui pq senão o texto fica grande e ngm lê. haha. E viva os viajantes de buzão!

 

Beijinhos, e até o próximo post!

4 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkk muito bom seu post! Adorei! Andar de ônibus é realmente estressante, tira qualquer um fora do sério... Eu também sou como você e detesto gente sem noção...ninguém merece! Mas o pior é homem sacana que aproveita da mulherada...já dei foi muita cotovelada neles em ônibus e metrô...afff...

    Mil beijos!

    Kika/Blog Acessarte.

    ResponderExcluir
  2. sem contar nos vidros fechados em pleno inverno.... olha a H1N1 aí meu povo!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Kkk, rindo muito lendo o post, a coisa é séria eu sei, mas tem seu lado engraçado,aqui no DF chamamos ônibus de "baú" e como (praticamente) em todo o país,a frota está caindo aos pedaços 'literalmente', a gente corre o risco de se machucar e pegar Tétano, quando chove é um terror, saiu na tv,no jornal local, um senhor abriu o guarda-chuva dentro do ônibus p/ se proteger da goteira!
    Amei o post, bjim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui a coisa não chega a esse ponto, mas tem cada figurinha dentro do ônibus que tu racha o bico de tanto rir... hj tinha uma que dizia que queria um "cobertor de couro" (homem), que queria namorar... hahaha vê se posso com isso....

      Bjao!

      Excluir

Seja bem-vinda!!!!!!!!

Deixe aqui sua mensagem, que responderei com muito carinho. Anônimos podem comentar à vontade, mas todos os comentários são moderados.

Ficarei muito feliz se eu te ver por aqui de novo! Volte sempre!

=)

Fátima Cividini. Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @fatima.cividini

Facebook