25 julho 2012

Juventude x Educação

 

Oi gente, tudo bem?

Olha eu aqui de novo com meus pensamentos… hehe

Estava eu ontem indo trabalhar de ônibus e me choco com uma cena que é impressionante (pelo menos para mim): duas mulheres jovens ocupavam um assento preferencial (idosos, gestantes, deficientes físicos, etc…..). Entra um senhor e as duas criaturas não são capazes de ceder um dos lugares ao senhor, que viaja quase todo o percurso em pé. Esse senhor deveria ter mais ou menos uns 70 anos. Quando aparece uma “vaguinha”, peço a moça que ia sentar no local se ela poderia ceder seu lugar ao senhor, visto que os lugares preferenciais estavam ocupados. Fiz questão de falar em alto e bom tom, e as “senhoras” não ouviram ou não quiseram retrucar (ou acharam que não era para elas a alfinetada). A moça gentilmente cedeu o lugar e o senhor pode terminar seu percurso sentado, como lhe é de direito. Quando ele chega ao seu destino, olha para mim e agradece a educação. Nem preciso dizer que eu também estava de pé ok?

Eu fico pensando: agradecer pela educação? Como assim??? Educação é algo que a gente recebe no berço… não é um favor ser educado. É UMA OBRIGAÇÃO SER EDUCADO. É obrigação tratar os mais velhos com respeito. É obrigação ceder seu lugar a alguém que não pode esperar em pé ou em filas. Isso além de ser lei, é uma questão de bom senso.

Outra coisa que penso é que tipo de educação que essas pessoas receberam de casa. Ser pobre ou rico, ter estudo ou não, não tem nada a ver com o fato de ser educado. Isso é algo de berço, algo passado de pai para filho… algo que nenhum colégio ensina. E eu vejo como os pais de hoje em dia são permissivos e acham que criar os filhos com liberdade é deixar que eles façam tudo o que vem à cabeça. E aí essas criaturas crescem achando que o mundo é só para servir eles, pouco se importando com o próximo.

E aí juventude? Cadê a educação?? Quando saírem de casa, não esqueçam de carregar ela junto no bolso ou bolsa. Ser educado não sai de moda e não é cafona. Ser educado é demonstrar através de atos que seus pais fizeram um ótimo trabalho, que souberam ser pais. Eu fico cada dia mais apavorada com a falta de respeito com tudo… com o palavreado, atitudes, vestuário, condutas… e daí eu tenho que concordar com a máxima dos mais velhos: “a juventude está perdida”.

Um outro dia um homem fala bem assim: “eu não me importo de idosos irem em pé, se eles tem condições de trabalhar, eles podem ficar em pé também”. A minha resposta foi a seguinte: “se o Sr acha que não tem problema, eu acho. Uma queda que em um jovem acabaria em um hematoma simples, pode resultar em uma fratura em um idoso. E se ele entrar com processo, a empresa teria que arcar com todo o custo de tratamento, pois a lei diz que os assentos preferenciais DEVEM ser ocupados pelas pessoas que tem direito a eles. Um dia o senhor vai envelhecer e vai sentir como é ruim não conseguir se equilibrar das freiadas e arrancadas.”

Vejo que a educação é algo que está raro, quase em extinção. Galera, vamos começar a ser educados?

E pra quem acha que “velho é peso morto na Terra”, peço encarecidamente que morra jovem, de preferência uma morte tão rápida que não necessite internação. Será menos um “peso morto” futuramente.

“Tratar bem os idosos é cuidar do seu futuro com respeito”. Não sei quem foi o autor da frase, mas ela cai bem nesse momento.

 

Até o próximo post!

=)

Um comentário:

  1. Infelizmente as pessoas não têm o menor respeito! Concordei com você em gênero, número e grau!

    ResponderExcluir

Seja bem-vinda!!!!!!!!

Deixe aqui sua mensagem, que responderei com muito carinho. Anônimos podem comentar à vontade, mas todos os comentários são moderados.

Ficarei muito feliz se eu te ver por aqui de novo! Volte sempre!

=)

Fátima Cividini. Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @fatima.cividini

Facebook