18 novembro 2012

Blogueiras e blogagens.

Oi gente, tudo bem?

Bom, eu ia fazer dois posts sobre shampoo e condicionador, mas acho que o que eu quero falar Ă© um pouquinho mais urgente. Eu tĂŽ sentindo necessidade de falar com vocĂȘs sobre isso faz tempo. Estava esperando uma inspiração, mas como ela nĂŁo veio, vai assim mesmo.

Na blogosfera tem de tudo: gente falando de cabelo, de roupa, de maquiagem, de livros, filmes, mĂșsica, etc ou de tudo isso junto. Acho bacana o blog porque todo mundo tem seu espaço para falar o que pensa, o que sente ou o que vive, ou tudo isso junto. É bacana saber um pouco de tudo com alguns cliques, e Ă s vezes me perco horas navegando pelos blogs, vendo a visĂŁo de cada um das coisas. Acho que nĂŁo existe blogagem inĂștil quando falamos algo que pode melhorar a vida de alguĂ©m.

Acredito que a maioria das pessoas jĂĄ sabem, começou hĂĄ pouco tempo (cerca de 1 ano) o “boom” de blogs falando a respeito do mundo feminino (tambĂ©m faço parte desse grupo), e sabemos que em pouco tempo muitos blogs vĂŁo sumir, isso Ă© a vida. Sabemos tambĂ©m Ă© que nem todas as pessoas tem consciĂȘncia sobre o que escrevem ou que publicam, fazendo publicidade velada e enganosa para a gente.

Muitas blogueiras acham que Ă© sĂł postar foto do produto e dizer que Ă© muito bom e tudo bem. E aĂ­ meninas, ninguĂ©m pensa em quem vai ler o conteĂșdo que produzimos? SerĂĄ que de alguma forma estamos incentivando o consumo desenfreado quando falamos que tal produto TEEEEM QUE TERRRR!!!! na nossa maletinha? Ou que devemos usar tal roupa ou calçado para ser descolada e antenada?

Precisamos ter cuidado com isso.

Outra coisa que ando percebendo, e isso me preocupa sinceramente, Ă© a quantidade de blogs que vivem da desgraça alheia. Tudo bem que tem blogueiras de gosto duvidoso, mas nem por isso eu tenho o direito de dizer que tal pessoa se veste mal. Cada um tem uma personalidade e isso reflete nas roupas e nas produçÔes em geral (cabelo e make). Tem produçÔes que Ă© visto que Ă© exagerado, fora de um contexto, mas nem por isso eu tenho o direito de postar a foto e ridicularizar. Se ela postou aquela foto no blog, Ă© porque ela acha que de alguma forma estĂĄ ensinando, e como jĂĄ dizia um velho ditado: “ninguĂ©m Ă© tĂŁo grande que nĂŁo possa aprender, nem tĂŁo pequeno que nĂŁo possa ensinar”.

Mas o pior de tudo nĂŁo Ă© ter blogueiros vivendo disso, Ă© ter pessoas que apoiam esse tipo de violĂȘncia gratuĂ­ta. Navegando por esses tipos de blogs (para falar, a gente tem que conhecer), vi a imensidĂŁo de comentĂĄrios negativos e agressivos por parte dos leitores, na maioria anĂŽnimos. É muito fĂĄcil se esconder atrĂĄs de um fake e falar o que pensa, mas colocar seu nome exposto ninguĂ©m quer nĂ©? O que os blogueiros nĂŁo pensam Ă© que hoje somos os ridicularizadores, aqueles que acusam e agridem, mas amanhĂŁ podemos ser os ridicularizados, pode ser nossas fotos que estarĂŁo lĂĄ expostas que nem carne no açougue, esperando alguĂ©m ver e fazer um comentĂĄrio ĂĄcido.

O que muitos não pensam é que nem sempre as histórias postadas por esses blogueiros são verdadeiras. Acusam vårias blogueiras de propaganda velada, e no entando a blogueira simplismente comprou o produto, achou bom e falou dele para todo mundo. Outras vezes acusam blogueiras de vender e-mails para spam, coisa que até hoje não encontrei nenhuma empresa que faça isso. Tem uns que cadastram seus e-mails até no xilingling.com e depois acusam a blogueira daquele sorteio de ter vendido o e-mail.

Vejo um pouco de inveja e recalque desse tipo de classe de blogueiros, sempre antenados nos nossos erros para fazerem notĂ­cia. E sabem de quem eles sobrevivem? De vocĂȘs que acessam e comentam esse tipo de blog. Ao momento que perdem a fama, acaba-se o problema. Mas vejo que esse tipo de blog tem muito mais visita diĂĄria do que os blogs que falam de coisas boas e que vĂŁo melhorar nossa vida, que vĂŁo deixar nosso dia melhor.

Mas nĂŁĂŁĂŁĂŁĂŁĂŁo, blogs bons nĂŁo tem valor algum, o bom mesmo Ă© o blog que fala mal da blogueira X ou Y, que sĂŁo ricas e todo mundo quer aquela vida, entĂŁo falar mal Ă© mais fĂĄcil do que correr atrĂĄs e tentar chegar lĂĄ. Vide Camila Coelho, ThaĂ­ssa, as Rudge e cia ltda: sĂŁo sempre chacoteadas simplismente por quererem compartilhar o gosto delas com a gente, GRATUITAMENTE, ou vocĂȘ paga por assistir algum vĂ­deo delas, ou apara acessar o blog?

“Ahh mas elas fazem propaganda velada”. E eu te respondo EEEE DAÍ? Por acaso eu tenho que ir na loja e comprar tudo o que elas dizem que Ă© bom?? Que tal a gente parar de colocar a culpa nelas por nosso consumismo desenfreado?? Se eu nĂŁo tenho condiçÔes de ter uma base da Dior, um pĂł da LancĂŽme, eu simplismente nĂŁo compro, ou substituo por um pĂł da Avon/Natura ou qualquer outra marca que seja acessĂ­vel ao meu bolso, simples nĂŁo Ă©? Em nenhum momento elas falam que as leitoras precisam comprar igual, atĂ© pelo contrĂĄrio, eu vejo elas falando sempre que Ă© para todos usarem o que jĂĄ tem em casa.

E nĂŁo, eu nĂŁo tenho inveja nenhuma dos inĂșmeros acessos que esse tipo de blogueiro tem, e nĂŁo estou preocupada com gente vindo aqui me chamar de invejosa, pois jĂĄ saĂ­ da adolescĂȘncia faz tempo e jĂĄ sei quem sou e o que penso ok? Prefiro meus quase 600 seguidores e 2 mil acessos mensais vindos do conteĂșdo que posto, do que falar mal dos outros e ter um blog bombando. Dormir Ă  noite com a consciĂȘncia tranquila de que tudo o que eu faço Ă© para o crescimento dos outros nĂŁo tem preço que pague.

 

_______________________________________

 

Obrigada por lerem meu desabafo até aqui. hehe

NĂŁo vou retirar os comentĂĄrios anĂŽnimos que falarem mal do meu blog ou de mim nesta postagem, pois quem se esconde atrĂĄs de um fake nĂŁo tem valor algum.

 

Beijocas!

10 comentĂĄrios:

  1. Teu desabafo é imensamente valido, andor refletindo muito sobre todos estes assuntos, vejo muitas blogueiras sentando o cacete em varias outras meninas por todos estes motivos que sitou , outro papo que estou de " saco " bem cheio é a fulana copia videos da outra e tal poxa vida complicado demais isso,estes dias li uma reclamando que depois que começou a mandar beijo outas estavam copiando !
    Quer dizer ninguem neste mundo pode mandar beijo em um video ? Essas coisinhas me irrita profundamnte perdem seu tempo com estas palhaçadas e esquecer do que importa respeitar os leitores e o bom senso

    ResponderExcluir
  2. Eu sou testemunha viva disso amiga, não posso falar nada nos meus vídeos que lå vem algunas manzinhas falar que to imitando umas e outras, to de saco cheio adorei seu desabafo. Acho que cada uma tem seu talento e espaço sem ter qu ficar imitando ninguém. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com vocĂȘ, acho que ninguĂ©m tem o direito de julgar os outros.

    Beijos mulher antenadĂ­ssima ♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  4. Por isso que eu bloqueio os comentĂĄrios no Youtube e no meu blog eu modero.
    Dou minha opiniĂŁo e nĂŁo aceito que me destratem.

    Valeu!



    beijos

    Mari do Like a Make

    ResponderExcluir
  5. Concordo com tudo que vc falou flor, sempre tem alguém pra criticar!
    beijos ♥
    http://anaclaudiac.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei o desabafo!
    Também acho que tem muuuuita coisa na Blogosfera que precisa mudar. Como pode ter sucesso um Blog que vive apenas de críticas descabidas??

    Beijinhos *_*
    http://territoriorosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Concordo, precisamos de mais respeito mutuo...
    Ótimo seu post
    http://gordinhaextravagante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Perfeito! Simplesmente perfeito seu post! No meu blog e na minha vida eu sigo os meus princĂ­pios, nĂŁo engano ninguĂ©m, sinalizo sempre quando um post foi pago ou nĂŁo, quando recebi produtos de alguma empresa ou quando comprei mesmo o produto porque gosto de transparĂȘncia e tenho respeito para com o meu seguidor ou leitor. Mas mesmo as que fazem propaganda velada, elas nĂŁo nos obrigam a comprar o que elas divulgam, compra quem pode e quem quer. E os blogs que sobrevivem de ridicularizar outras blogueiras, eu acho que nem merecem crĂ©dito, mas infelizmente eles crescem e alcançam a fama muito mais rĂĄpido do que aqueles que sĂł sobrevivem de seu conteĂșdo e de compartilhar informaçÔes e ideias...eu sĂł lamento...

    Beijos da Kika/Blog Acessarte

    ResponderExcluir
  9. é o preço que se paga...não tem nenhuma amiga que cresce que não cai na onda do "ela, copia, ela fala mole, ela bla, bla, bla"
    e se a gente ligar pra isso, aff !!!
    Eu gosto de quem eu gosto e gosto de muita coisa por aki!
    Eu gosto de vc e da sua sinceridade, FAtiminha!
    E tamojunta.com!
    bjim

    ResponderExcluir
  10. é o preço que se paga...não tem nenhuma amiga que cresce que não cai na onda do "ela, copia, ela fala mole, ela bla, bla, bla"
    e se a gente ligar pra isso, aff !!!
    Eu gosto de quem eu gosto e gosto de muita coisa por aki!
    Eu gosto de vc e da sua sinceridade, FAtiminha!
    E tamojunta.com!
    bjim

    ResponderExcluir

Seja bem-vinda!!!!!!!!

Deixe aqui sua mensagem, que responderei com muito carinho. AnĂŽnimos podem comentar Ă  vontade, mas todos os comentĂĄrios sĂŁo moderados.

Ficarei muito feliz se eu te ver por aqui de novo! Volte sempre!

=)

FĂĄtima Cividini. Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Instagram @fatima.cividini

Facebook